Nova diretoria da FETAG-PB é empossada para o quadriênio 2022-2026

 

Foto: Mabel Dias

Em uma manhã festiva de junho, com a participação de agricultores familiares de diversas cidades paraibanas, foi empossada nesta quarta-feira, 1° de junho, a nova diretoria da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares da Paraíba (FETAG-PB), eleita em 13 de abril pela categoria.

A solenidade foi presidida pelo vice-presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG), Alberto Broch, que leu o juramento e deu posse a nova diretoria da FETAG-PB para o biênio 2022-2026.

O evento foi muito prestigiado, contando com a participação do governador da Paraíba, João Azevedo (PSB); dos deputados estaduais, Estela Bezerra (PT), Anísio Maia (PSB), Tovar Correia Lima (PSDB), Branco Mendes (Republicanos), o vereador de João Pessoa, Marcos Henriques (PT), o presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Tião Santos, o padre Luiz Couto, o presidente da FAEPA-SENAR, Mário Antônio Borba, o secretário da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento do Semiárido, Bivar Duda e o presidente da Usina Japungu, José Bolívar.

“É com muita honra que presido essa solenidade de posse da nova diretoria da Fetag Paraíba, com a presença de lideranças políticas e sindicais do estado que vieram prestigiar o evento, que representa a luta dos trabalhadores e trabalhadoras rurais por políticas públicas eficientes para a agricultura familiar brasileira. O estado brasileiro deve-se voltar para a agricultura familiar e fazer a sua ligação com a segurança alimentar do povo, pois metade da população está vivendo na pobreza no país. É necessário mudar esta realidade e sabermos que não haverá democracia sem movimentos organizados. Vamos fortalecer os sindicatos, a federação e a nossa confederação,” afirmou Broch.

Foto: Mabel Dias

A nova diretoria da FETAG-PB é composta pelo Presidente, Vice-Presidente, Secretária-Geral, Secretaria de Mulheres, Secretaria da Terceira Idade, Secretaria da Agricultura Familiar e Agrícola, Secretaria de Formação Sindical, Secretaria de Políticas Sociais e Secretaria da Juventude.

O presidente reeleito, Liberalino Lucena, lembrou a sua trajetória no movimento sindical dos trabalhadores rurais e falou como conseguiu erguer a FETAG-PB, transformando-a em uma instituição forte e de referência no estado e no Brasil. “Nós conseguimos chegar até aqui com muita luta e dedicação a causa do trabalhador e da trabalhadora rural. Estamos com as contas em dia e equilibradas, sem dever a ninguém. Temos nosso centro de treinamento em Patos, a casa de apoio, aqui em João Pessoa, com capacidade para 80 trabalhadores rurais, que venham do interior para fazer tratamento de saúde na capital e estamos prontos para novos desafios nesse novo mandato que nos foi dado pela categoria,” frisou.

Foto: Mabel Dias

O presidente da FETAG-PB saudou a sua esposa, dona  Maria José da Costa Lucena, que estava presente ao evento, e relembrou todos os momentos em que a companheira esteve ao seu lado na luta sindical dos trabalhadores rurais, em 55 anos de casamento. “O apoio dela é essencial em minha vida”, pontuou.

O governador João Azevedo parabenizou o presidente da FETAG-PB e a toda a diretoria reeleita pelo trabalho realizado nestes 38 anos à frente da direção da Federação. Azevedo falou sobre as ações realizadas pelo governo estadual em prol dos agricultores e das agricultoras familiares paraibanos e citou alguns programas direcionados pelo governo a esta categoria, como o Procase, o Cooperar, Incluir PB, PB Rural Sustentável e o Garantia Safra. O governador falou também sobre as reuniões com os assentados da Fazenda Dois Rios, em Caaporã, para regularização fundiária das terras ocupadas pelas famílias que estão no local há mais de sete anos, a espera durante todo este tempo da posse definitiva das terras. “Somos o governo do diálogo e é importante frisar que mantemos uma relação de respeito e diálogo com o presidente desta federação, Liberalino Lucena, estabelecendo parcerias para elaborar políticas públicas direcionadas ao trabalhador rural”, afirmou.

O evento foi encerrado com um almoço, ao som do autêntico forró pé de serra.

Mabel Dias – assessoria de comunicação da FETAG-PB

Publicações relacionadas