Aumento de recursos para o Pronaf não é garantia de normalidade durante toda safra

O Tesouro Nacional autorizou a destinação de mais R$ 6,5 bilhões para o financiamento do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), um incremento do 12% no orçamento anunciado pelo governo para o Plano Safra 2022-2023. Essa medida foi tomada após forte pressão feita pela CONTAG, Federações e Sindicatos com a suspensão das contratações da linha de custeio por falta de recursos para equalização dos juros, principalmente no Banco do Brasil, com apenas um mês de operação da safra.

Esse problema de suspensão de contratações do Pronaf tem sido recorrente nos últimos anos, mas nunca assim no início da safra. “Para a CONTAG, não basta aumentar o volume de recursos, pois é preciso garantir a equalização durante toda a safra”, destacou a secretária de Política Agrícola, Vânia Marques Pinto.

Segundo a dirigente, mesmo com o anúncio do governo de que as operações foram normalizadas, a CONTAG seguirá monitorando para que realmente seja mantida a normalidade ao longo da safra, como faz anualmente.

Fonte: Assessoria de Comunicação da CONTAG – Verônica Tozzi, com informações da Secretaria de Política Agrícola.

Publicações relacionadas