Curso de Teatro Popular leva a juventude rural a refletir sobre arte e cultura e preparar momentos para o Festival Nacional

Com o objetivo central de refletir sobre arte e cultura, a partir de linguagens e formas de comunicação criativas, que valorizem as lutas e as identidades dos jovens do campo, da floresta e das águas, foi realizado o Curso de Teatro Popular para Formação de Animadores de Processos Comunitários nos dias 13 a 17 de fevereiro de 2023, em Padre Bernardo/GO. Essa é mais uma atividade preparatória para o 4º FESTIVAL NACIONAL DA JUVENTUDE RURAL, que ocorrerá de 25 a 27 de abril de 2023, em Brasília. Os/as jovens já estão “SEMEANDO RESISTÊNCIA E CULTIVANDO UM MUNDO NOVO!” O secretário de Jovens da FETAG-PB, Jhosildo Irineu, participou da formação.

O curso contou com a participação de jovens de todos os estados brasileiros, da Diretoria e assessoria da CONTAG e também teve como objetivos de despertar na juventude habilidades criativas para construir leituras e narrativas críticas sobre acontecimentos políticos e situações sociais; bem como refletir sobre arte e cultura como elementos estruturantes da política; vivenciar diferentes linguagens da educação popular, a partir do teatro e suas expressões artístico-culturais.

Portanto, o conteúdo trabalhado ao longo dessa semana teve o propósito de fazer com que os/as jovens compreendessem o contexto em que será realizado o 4º Festival Nacional da Juventude Rural e a importância da luta da juventude do campo, bem como de construir cenas, intervenções culturais e místicas para o Festival. Parte da programação também foi dedicada à continuidade do processo de construção da Pauta da Juventude Rural da CONTAG e ao estabelecimento de compromissos da equipe de cultura e também de outras equipes para a realização das atividades construídas.

A secretária de Jovens da CONTAG, Mônica Bufon, disse que a programação do curso foi pensada de forma que já saíssem várias cenas prontas tanto para os dias 25 e 26 de abril, mas também para o dia da marcha na Esplanada dos Ministérios, no dia 27. “Pensamos nas místicas, nas intervenções e nos diversos momentos. As atividades propostas pelo Curso de Teatro Popular não tiveram apenas uma relação com a construção do Festival, e sim uma formação política da nossa base, sobre a nossa atuação, como está a juventude no atual cenário”, explicou.

Durante o curso também houve uma importante análise de conjuntura com a participação de representantes de oito movimentos sociais (CUT, CTB, Unicafes, MST, MPA, Levante Popular da Juventude, PJR, CONTAR) que participaram e contribuíram com toda atividade, bem como serão parceiros na realização do Festival Nacional. Outra participação importante durante o curso foi da Luiza Dulci, assessora da Secretaria Executiva da Secretaria Geral da Presidência da República, que veio dialogar com a juventude sobre a construção da pauta e também expressar o compromisso do governo federal com as demandas dos/as jovens do campo, da floresta e das águas.

Foi uma semana muito produtiva junto à juventude, principalmente na formação da nossa base. Tiramos muitos encaminhamentos e também pensamos em estratégias para além do 4º Festival Nacional da Juventude Rural”, avaliou Mônica.

Fonte: Assessoria de Comunicação da CONTAG – Verônica Tozzi

Publicações relacionadas