FETAG-PB realiza no Dia Internacional da Mulher lançamento da 7ª edição da Marcha das Margaridas 2023 na Paraíba

A Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares da Paraíba (FETAG-PB), através da Secretaria de Mulheres, realiza no Dia Internacional da Mulher, 8 de Março, o lançamento da 7ª edição da Marcha das Margaridas 2023 na Paraíba.

O evento terá início às 8h30 desta quarta-feira (8) no auditório da FETAG-PB, localizado na rua Rodrigues de Aquino, 722, Jaguaribe, em João Pessoa,e tem como objetivo mobilizar as agricultoras familiares paraibanas para participar da Marcha das Margaridas, que será realizada nos dias 15 e 16 de agosto, na cidade de Brasília.

O lema da Marcha deste ano é “Pela reconstrução do Brasil e pelo bem viver”, e como o próprio tema diz, a proposta é reconstruir o país com a força e determinação das mulheres, que por 4 anos teve um governo de extrema-direita, atuando contra os trabalhadores e as trabalhadoras rurais, aniquilando políticas públicas direcionadas ao setor, como também aquelas voltadas às mulheres brasileiras, sobretudo as negras, indígenas e de baixa renda, com cortes no combate à violência e a exploração sexual infanto-juvenil.

No lançamento da 7ª edição da Marcha das Margaridas na Paraíba, a secretária de mulheres da FETAG-PB, Ivanete Leandro, fará a leitura da Carta das Margaridas 2023 e anunciará as formações regionais, programadas para acontecer a partir de abril nos principais polos que englobam os sindicatos dos trabalhadores rurais agricultores e agricultoras familiares paraibanos.

História das Margaridas – A Marcha das Margaridas acontece no Brasil há mais de 20 anos, coordenada pela Secretaria Nacional de Mulheres da Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG), com a participação das 27 Federações e Sindicatos associados. É uma ação estratégica conduzida e protagonizada por mulheres trabalhadoras rurais do campo, da floresta e das águas com a finalidade de construir visibilidade pública e conquistar reconhecimento social e político.

Desde o seu surgimento, no ano 2000, a Marcha das Margaridas tem demonstrado uma grande capacidade de mobilização, tornando-se uma referência nacional de organização e luta das mulheres trabalhadoras rurais, sendo hoje, amplamente reconhecida como a maior e mais efetiva ação das mulheres no Brasil e em toda a América Latina.

A líder sindical rural, Margarida Maria Alves é a principal referência e inspiração da Marcha. Ela lutou pelos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras rurais na Paraíba, sendo presidente do Sindicato em Alagoa Grande por 12 anos. Por lutar pelo direito à terra, a reforma agrária, por educação, por igualdade e por defender direitos trabalhistas e vida digna para trabalhadoras e trabalhadores rurais, ela foi assassinada por latifundiários do grupo da Várzea, na porta da sua casa, no dia 12 de agosto de 1983.

Mabel Dias – assessoria de comunicação da FETAG-PB

 

 

Publicações relacionadas