7ª edição da Marcha das Margaridas é lançada na Paraíba reunindo mulheres do campo e da cidade na FETAG-PB

Cerca de 200 mulheres do campo e da cidade participaram nesta quarta-feira (8) do lançamento da 7ª edição da Marcha das Margaridas 2023, realizada no auditório da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares da Paraíba (FETAG-PB).

O evento foi organizado pela Secretaria de Mulheres da Federação e marcou o início das mobilizações no Estado para a Marcha nacional, que será realizada nos dias 15 e 16 de agosto na cidade de Brasília/DF.

Representações de diversas entidades feministas e governamentais marcaram presença no lançamento, que foi aberto com uma mística emocionante, homenageando a líder sindical rural, Margarida Maria Alves e todas as agricultoras familiares. Símbolos como terra, alimentos, bandeiras e cartazes das edições de todas as Marchas das Margaridas representaram a organização e resistência das camponesas, que em 2023 irão marchar com o lema “Pela reconstrução do Brasil e pelo Bem Viver.”

“Escolhemos o dia internacional da mulher para fazer o lançamento de nossa marcha, em parceria com outras organizações de mulheres, que atuam em defesa da trabalhadora rural por ser um dia histórico e muito importante para nossa luta. Desde o seu surgimento, em 2000, a Marcha das Margaridas demonstra a capacidade de mobilização, tornando-se uma referência nacional de organização e luta das trabalhadoras rurais, sendo hoje, amplamente reconhecida como a maior e mais efetiva ação das mulheres no Brasil e em toda a América Latina.”, ressaltou a secretária de mulheres da FETAG-PB, Ivanete Leandro. Ela também apresentou os principais pontos da Carta das Margaridas 2023 e anunciou os encontros regionais que vão acontecer a partir do mês de abril em cidades polos da Paraíba para mobilizar as paraibanas a participarem da Marcha no mês de agosto.

O presidente da FETAG-PB, Liberalino Lucena, exaltou as conquistas alcançadas pelas trabalhadoras rurais através das ações da Marcha das Margaridas, mas demonstrou preocupação com o crescimento do índice de violência contra as mulheres no Brasil, crime geralmente praticado pelos maridos ou ex-maridos das vítimas. “É importante que se faça valer a lei Maria da Penha, uma conquista importante para as mulheres e que precisa ser efetivada para garantir a vida delas.”, enfatizou. Ele falou também do legado de Margarida Maria Alves e de sua atuação para a conquista dos direitos tanto das trabalhadoras quanto dos trabalhadores rurais. “No entanto, ainda faltam muitas coisas para conquistarmos, pois os trabalhadores rurais continuam tendo dificuldades na implementação de políticas públicas, como a reforma agrária”, pontuou.

Além de Margarida Maria Alves, inspiração para a Marcha, a trabalhadora rural e presidente do Sindicato da cidade de Tacima, Dona Raimunda, também foi homenageada. Ela foi uma das mulheres que contribuiu para a construção da Marcha das Margaridas na Paraíba e faleceu em 2021, aos 69 anos.

O secretário da Agricultura Familiar e Desenvolvimento do Semiárido do governo do Estado, Frei Anastácio, estava emocionado com a mobilização das Margaridas e com a mística em homenagem à Margarida Maria Alves. “É emocionante estar aqui hoje junto a vocês e saber que chegamos até aqui, após passarmos quatro anos com um governo genocida que retirou direitos dos trabalhadores brasileiros. A Marcha das Margaridas em 2023 será ainda mais potente, agora que temos um governo democrático e popular, que dialoga com o povo e vai atender as reivindicações das Margaridas”, afirmou.

O lançamento da 7ª edição da Marcha das Margaridas 2023 na Paraíba contou com as presenças de Cybelle Rocha, da Secretaria de Mulheres e da Diversidade Humana; Patrícia Oliveira, mandato da deputada estadual pelo PT, Cida Ramos; Maria do Céu Santana, Coordenação da Marcha pela Vida das Mulheres e a Agroecologia; Mirian, do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST); Nilza da Silva, Movimento de Mulheres Trabalhadoras Rurais da Paraíba; Márcia Dornelles, Conselho Estadual dos Direitos da Mulher; Heloisa de Sousa, da Marcha Mundial de Mulheres; Luzenira Linhares, da Secretaria de Mulheres da CUT e Rose Cruz, do Centro da Mulher 8 de Março. Também participaram do evento, Adjany Simplicio e Áurea Teixeira, do Setorial de Mulheres do PSOL; a presidente estadual do PSB na Paraíba, Sandra Marrocos; a coordenadora da Cunhã – Coletivo Feminista, Joana D’arc da Silva; a representante da Articulação de Mulheres Brasileiras, Graça Oliveira; a secretária estadual do PT da Paraíba, Priscila Kelly e a ativista do Movimento de Mulheres e feminista da PB e mulher de partido, Cely Andrade.

Mabel Dias – assessoria de comunicação da FETAG-PB

Publicações relacionadas