FETAG-PB participa de reunião da diretoria do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Massaranduba

 

O presidente da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares da Paraíba (FETAG-PB), Liberalino Ferreira, participou nesta quarta-feira (21), de uma reunião da diretoria, realizada pelo sindicato da cidade de Massaranduba.

Por causa da pandemia da Covid-19, a reunião aconteceu virtualmente e contou com a participação da assessora jurídica, Geane Lucena, do secretário de políticas sociais, Rosivaldo Fernandes e outros assessores da Federação.

Em pauta, a eleição para o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Massaranduba, benefícios e demora nas análises do Auxílio Doença, a campanha para revalidação de aposentados e pensionistas, a realização da prova de vida no INSS e a isenção do IPVA para as motos dos trabalhadores.

O presidente da FETAG-PB parabenizou a presidente do sindicato, Maria Leonia Soares, pela propositura da reunião e o convite para a Federação. Ele esclareceu as dúvidas sobre as eleições da nova diretoria sindical, que devem ser realizadas em abril de 2022. “É importante que vocês sigam os prazos estabelecidos no edital e encaminhem para a FETAG todos os documentos referentes à eleição da nova diretoria do sindicato, que serão enviados para o Ministério da Economia, e assim, poder validar o pleito”, informou.

Sobre as revalidações, o presidente reforçou a importância da realização das mesmas pelos dirigentes sindicais, mesmo que o prazo tenha sido ampliado pelo governo federal. A presidente do Sindicato de Massaranduba disse que tem sido um desafio realizá-las, mas que reconhece que o trabalho do sindicato precisa continuar a ser feito, mesmo durante a pandemia, “para assegurar os direitos dos trabalhadores rurais”, disse.

O secretário de Políticas Sociais da FETAG-PB, Rosivaldo Fernandes, repassou as informações sobre o preenchimento do formulário das revalidações, o desbloqueio das DAPS e como o sindicato pode ajudar o trabalhador e a trabalhadora rural a requerer a isenção do IPVA para suas motos.

Coube à assessora jurídica, Geane Lucena, informar sobre os benefícios previdenciários dos trabalhadores e trabalhadoras rurais, como o auxilio doença, que podem ser requeridos com antecipação pelos trabalhadores, de acordo com a lei 14.131/2021. “É importante agendar as perícias médicas e acompanhar pelos canais de comunicação do INSS, como o telefone 135, o andamento desse agendamento. O gerente do INSS em Campina Grande, onde os trabalhadores rurais de Massaranduba devem dar entrada no auxilio, informa que aquelas perícias que já estiverem agendadas antes da publicação da lei, é importante o comparecimento do trabalhador para que o processo tenha continuidade”, frisou.

Publicações relacionadas