Nota técnica do DIEESE alerta sobre os riscos para o povo brasileiro da privatização dos Correios

O DIEESE divulgou uma nota técnica esta semana, alertando para os riscos da privatização dos Correios. Em fevereiro deste ano, o governo federal enviou à Câmara dos Deputados o PL 591/2021, que dispõe sobre a organização e a manutenção do Sistema Nacional de Serviços Postais, ampliando os investimentos privados no setor e desestatizando a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT).

Os correios seria então totalmente privatizado e passaria a se chamar Correios do Brasil. O Procurador Geral da República, Augusto Aras, considerou a proposta inconstitucional, que está sendo tocada rapidamente na Câmara Federal, sob a batuta dos ministros da Economia, Paulo Guedes e da Comunicação, Fabio Faria.

Segundo a nota do DIEESE, “a estratégia de liberalização ampla do mercado postal faz parte de um projeto maior de enxugamento do Estado brasileiro e mercantilização de direitos, que começou no governo de Michel Temer e está sendo aprofundado. Se o PL 591/2021 for aprovado nos termos propostos será um péssimo negócio para o povo brasileiro”.

Dentre os problemas que devem acontecer com a privatização dos Correios está o aumento das tarifas postais, a interrupção de serviços em localidades em que a relação custo/benefício seja considera desfavorável e ainda a demissão em massa de dezenas de milhares de trabalhadores da ECT.

Confira a nota técnica do DIEESE na íntegra: https://www.dieese.org.br/notatecnica/2021/notaTec260correios.pdf

Publicações relacionadas