Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais defende sistema eleitoral brasileiro: ” voto impresso é contra a democracia!”

 

Após 25 anos da implementação do voto eletrônico no país, sem qualquer registro de fraude eleitoral e de garantia de voto secreto e auditável, a CONTAG vê com bastante preocupação a tentativa do presidente da República e de parlamentares de sua base aliada de aprovar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) do voto impresso, mesmo a Comissão Especial da Câmara tendo encaminhado pela rejeição da PEC por 22 votos contra 11.

Com a retórica de ser “voto impresso auditável”, o presidente levantou suspeitas de fraude nas Eleições de 2018, mas sequer apresentou provas para que fossem apuradas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e, em uma live realizada sobre o tema, admitiu inclusive não tê-las. Vale destacar que todos os(as) eleitos(as) atuais no executivo e legislativo se elegeram com votação em urna eletrônica, muitos(as) há mais de um mandato consecutivo sem questionar a segurança das urnas.

A urna eletrônica é uma conquista do povo brasileiro, da democracia, pois trouxe agilidade e confiabilidade às eleições, ao contrário do tempo do voto manual. O sistema é constantemente revisado com camadas de segurança e já é auditável, inclusive com diversos testes feitos por especialistas e acompanhamento dos partidos políticos, do poder público e de entidades da sociedade civil.

Sob a desculpa de poder “auditar o voto”, seus defensores estão na verdade atentando contra a democracia, pois a forma como pretendem questionar as urnas só desmobilizam os(as) eleitores(as), trazem risco constante de judicialização do resultado, demora na apuração e aumento considerável dos custos para a realização das eleições, além de ser utilizado para afrontar outro poder da República sem provas.

Nesse sentido, a CONTAG espera que o Plenário da Câmara dos Deputados repita o resultado da Comissão Especial de rejeitar a PEC em nome da democracia e do respeito à independência e harmonia entre os poderes. Chega de levantar questões que não contribuem para resolver os graves problemas que o povo está enfrentando como o aumento do desemprego, da fome, da degradação ambiental, da miséria e mais de 500 mil mortes causadas pela Covid-19.

Pelo voto secreto, sem fraudes e pela garantia da democracia!

Diretoria da CONTAG

Fonte: Assessoria de Comunicação da CONTAG

Publicações relacionadas