Trabalhadores da cana conseguem reajuste salarial em negociação coletiva coordenada pela FETAG-PB

Foto: Mabel Dias

A FETAG-PB, sindicalistas rurais e representantes da classe patronal do setor sulcoalcooleiro da Paraíba realizaram nesta terça-feira (24), na sede da Federação, mais uma mesa de negociações para tratar sobre a Convenção Coletiva dos canavieiros. A reunião foi presencial e contou com todos os cuidados, como uso de máscara e álcool gel para prevenção à Covid-19.

Ficou acordado que o novo piso salarial da categoria será de R$ 1.158,00, e que entrará em vigor a partir de 1° de setembro, data base destes trabalhadores. Vinte e quatro sindicatos estiveram presentes à reunião.

Durante a convenção, que contou com a mediação do servidor do Ministério do Trabalho, José Porcino Nunes, ficou estabelecido o pagamento de R$ 12 reais em cima do novo salário mínimo nacional, a partir de seu reajuste em 2022, como meio de antecipação salarial e que deve ser compensado na próxima data base.

Para o presidente da FETAG-PB, Liberalino Ferreira, o resultado das negociações foi exitosa para os trabalhadores. “Conseguimos negociar o salário dos canavieiros, de maneira tranquila, passando de mil cento e vinte reais para mil cento e cinquenta e oito reais. Uma das melhores convenções coletivas foi a de hoje, aqui na sede da Fetag”, definiu.

Além do salário, outros pontos que também foram tratados durante a Convenção foi a garantia de auxílio transporte para os trabalhadores da irrigação, o salário família, intervalo para descanso, oferta de água e disponibilização de cesta básica, afastamento remunerado e transporte dos trabalhadores com segurança, gratuidade e remuneração de tempo de arbitrado para o percurso, entre outros.

Foto: Mabel Dias

“Ao todo foram sessenta e duas cláusulas discutidas entre a direção da Fetag, trabalhadores da cana e a classe patronal, onde foram apresentados os pontos sociais e econômicos. Esta pauta foi entregue antecipadamente a todos os sindicatos patronais e no dos trabalhadores, e hoje, pudemos conversar e chegar a um acordo produtivo, que entra em vigor a partir de 1° de setembro, com o salário já reajustado. Além disso, desde o ano passado os patrões começaram a pagar a consecana, e esse ano o valor ficou em 2.5%, que é o lucro da empresa e onde o trabalhador tem a sua participação”, informou o secretário de Política Agrícola da FETAG, João Lau.

Assessoria de Comunicação da FETAG-PB.

Publicações relacionadas