Agricultoras familiares participam de encontro e discutem políticas públicas em defesa da vida das mulheres do campo

 

“Agricultoras familiares contra a violência e em defesa de políticas pela vida das mulheres do campo” é o tema do encontro que a Secretaria de Mulheres da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares da Paraíba (FETAG-PB) realiza na próxima quinta-feira (10), às 8h30.

O evento, que faz referência ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, terá como palestrantes a secretária da mulher da FETAG-PB, Ivanete Leandro, a deputada estadual, Cida Ramos (PT), a coordenadora das Delegacias da Mulher da Paraíba, Renata Matias e a técnica da Gerência Operacional de Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres da Secretaria de Estado da Mulher e Diversidade Humana, Emanuelle Galdino.

O encontro será realizado de maneira híbrida como meio de prevenção de contágio à Covid-19, com a presença na sede da FETAG-PB apenas das palestrantes e da diretoria da FETAG-PB. As agricultoras familiares participarão de maneira online, por meio da conexão com uma plataforma digital.

Para ter acesso ao encontro, é preciso fazer a inscrição por meio do link: https://us06web.zoom.us/meeting/register/tZwvdOisqTsoHdIxpGfrpeBOdtQdzx0SJ2Oo

Segundo a secretária de mulheres da FETAG-PB, Ivanete Leandro, o tema do encontro foi motivado após a divulgação do relatório da CPI do Feminicídio, realizada pela Assembleia Legislativa do estado da Paraíba, que demonstrou o crescimento dos casos de assassinato de mulheres em virtude do gênero na zona rural do estado. Dos 176 crimes registrados em 2021, 44 ocorreram nas zonas rurais, o que representa 25% do total de feminicídios, aponta o relatório da CPI.

“Por isso, nós, trabalhadoras rurais, na próxima quinta vamos discutir as ações que estão sendo feitas para combater a violência contra as mulheres na Paraíba, em particular, na área rural. Ficamos muito preocupadas com os resultados que a CPI do Feminicídio mostrou, com um índice alto de assassinatos de mulheres das zonas rurais e é preciso dar um basta nisso. Além disso, vamos discutir também sobre os cortes no orçamento impostos pelo governo federal que dificulta a implementação de políticas para o enfrentamento à violência de gênero e de apoio aos agricultores e agricultoras familiares, como ausência de recursos para a habitação, saúde, previdência e pensar saídas para esta crise que tem afetado a mulher e o homem do campo”, afirmou Ivanete.

Assessoria de Comunicação da FETAG-PB (Mabel Dias)

Publicações relacionadas